Onde e quando surgiu o hambúrguer? Por que esse nome?
![]() |
Hambúrguer passou a ser feito com carne moída em Hamburgo, Alemanha. O uso do pão foi incorporado nos EUA, no século XVIII. |
Onde e quando surgiu o hambúrguer? Por que ele tem esse nome? Você já deve ter feito essas perguntas. Mas, se a resposta fosse: no lombo do cavalo, há 800 anos, bem longe dos Estados Unidos, você acreditaria?
O hambúrguer não foi inventado de uma hora pra outra por apenas uma pessoa, mas em partes, atravessando continentes e com bastante intervalo de tempo. O seu começo é pra lá de curioso. O poderoso exército do conquistador mongol Gêngis Khan, no século XIII, transportava a carne dura a qual tinha acesso entre a sela dos soldados e o lombo dos cavalos. O suor dos animais e o peso do soldado montado ajudavam a temperar, amaciar e definir o formato do alimento. Era antes de tudo uma solução logística para aquelas condições de vida.
O tempo passou e o formato achatado da carne ficou de herança das tribos mongóis na Europa até que, no século XVII, em Hamburgo, na Alemanha, foi adaptado e passou a ser feito com carne moída. Com a ida de milhões de imigrantes alemães para os Estados Unidos, a partir do século XIX, o bife de carne moída chegou ao solo americano para finalmente ser colocado dentro de um pão e ganhar o mundo, levando no nome a cidade alemã como referência. Hoje, o hambúrguer é apreciado com carnes e ingredientes de todos os tipos, de acordo com a cultura de onde é vendido, Muito mais do que uma invenção norte americana recente, vem de um longo processo, distante no tempo e na geografia, mas muito presente no paladar e no hábito de consumo cotidiano.
Comentários
Postar um comentário