Por que artesanal? O que é hambúrguer artesanal?
Hambúrguer Artesanal de Picanha, do O Legado, Alfredo Wagner-SC. |
O que é hambúrguer artesanal? Qual a diferença entre hambúrguer convencional, artesanal e gourmet? A cada dia surgem mais nomes, termos e variedades de significado que muitas vezes não questionamos e passam despercebido. Vamos esclarecer!
Convencional
Na rotina atribulada dos dias atuais a falta de tempo é quase unanimidade. Dificilmente alguém se dá ao luxo de parar para fazer hambúrguer em casa. É raro. Quando acontece, é com carne pronta, ou seja, com o hambúrguer comprado pronto para fritar, grelhar ou até mesmo assar. Nesse caso, na maioria das vezes o hambúrguer é industrial, o convencional hambúrguer de caixinha das marcas tradicionais vendido nos mercados. É prático, mas sem muito sabor.
Artesanal
Quando o hambúrguer é feito manualmente, sem larga escala industrial, é chamado de artesanal. Parece uma definição óbvia, mas o mais interessante é o que está por trás disso. Há uma armadilha aí que nos faz pensar que todo hambúrguer artesanal é igual, porque é classificado com essa nomenclatura. Nada mais falso.
É justamente o contrário. Cada vez que você comer um hambúrguer artesanal saiba que ele é único. Isso porque cada um faz do seu jeito. É aí que tudo muda. É claro, isso coloca uma questão: pode ser muito bom, ou muito ruim. Em si, ser artesanal não significa qualidade, mas sim, forma de produção. Por ser manual, há possibilidades infinitas de se caprichar e fazer algo delicioso. É o que procuramos fazer aqui no Legado, com muita dedicação.
Gourmet
Nos últimos anos esse termo se tornou muito frequente. Muitas vezes, sendo usado de forma persuasiva e até enganosa só para atrair o público, distorcendo o conceito. Hambúrguer gourmet é feito com alta gastronomia, ou seja, com ingredientes especiais como carnes e queijos nobres, geralmente mais caros. É uma classificação mais relacionada aos ingredientes do que à forma de produção, no que diz respeito a ser feito por processos manuais ou automatizados. Portanto é possível que até seja gourmet sem ser artesanal, por exemplo, embora seja pouco comum. Curtiu? Vem pro O Legado!
Comentários
Postar um comentário